Sistemas de Informação
A informação tornou-se um patrimônio de grande valor para as empresas, sendo imprescindíveis técnicas de computação capazes de processar, armazenar, compartilhar e assegurar integridade e segurança ao grande volume de informação que as grandes corporações detêm.
O Curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário de Itajubá, diante de tais avanços tem na Ciência e Tecnologia o seu mais importante meio de produção dos bens e serviços, cujos reflexos se fazem sentir na cultura, nas práticas sociais, nas reflexões de poder e disseminação do conhecimento.
O Bacharel em Sistemas de Informação terá como característica a capacidade de criação de tecnologias de informação, ampliando as tendências do mercado e contribuindo para a evolução sócio-cultural e econômica do país, portanto, a necessidade por um profissional de nível superior com uma formação mais completa, não apenas técnica, mas também ética, humanística e cultural, que possam atuar junto as áreas afins em equipes multidisciplinares.
Diferencial do curso
Pode-se citar como grandes diferenciais do curso a qualidade do corpo docente, discente e a organização curricular.
Quanto ao corpo docente, pode-se destacar a formação acadêmica e experiência prática na área. O corpo discente é formado, em sua maioria, por alunos que estão inseridos no mercado de trabalho e tem contato constante com a área de computação, o que facilita a compreensão dos assuntos abordados em sala de aula.
Além disto, pode-se citar a organização curricular, que contempla todos os conteúdos necessários à formação técnica e humanística.
Diante das transformações sociais cada vez mais aceleradas, a capacitação do homem na atuação em pesquisa e na aplicação de técnicas como programação, gerência de projetos, análise e desenvolvimento de sistemas, faz-se necessária.
Seguindo as diretrizes curriculares do Ministério da Educação – MEC, para cursos de Computação e também o perfil de nossa região, o plano curricular do curso enquadra-se, tendo a computação como atividade meio.
Modalidade: Bacharelado
Duração do Curso: 04 anos
Turno: Noturno
Vagas: 50
Coordenação:
Graduação: Sistemas de Informação | Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI
Mestrado: Ciência e Tecnologia da Computação | Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI
E-mail: si@fepi.br
Corpo docente:
Profa. Dra. Adriana Rezende Faria Taets Silva
Profa. Ma. Ana Paula Rennó da Costa
Prof. Dr. Antonio Suerlilton Barbosa da Silva
Profa. Dra Bárbara Pimenta Caetano
Prof. Me. Diego Eugênio Fernandes Pereira
Prof. Me. Fábio Luis Figueiredo Fernandes
Prof. Me. Leandro Duarte Pereira
Prof. Me. Valdinei de Paula Rodrigues
Áreas de atuação e mercado de trabalho
O profissional egresso do curso de Sistemas de Informação está apto a atuar em áreas relacionadas ao gerenciamento da informação, mais especificamente nas áreas a seguir:
- Redes de computadores;
- Desenvolvimento de soluções de softwares;
- Banco de dados;
- Sistemas operacionais;
- Gerência de projetos de software e sistema.
O mercado de trabalho na área há anos tem se destacado pela quantidade de vagas à disposição daqueles que possuem capacitação em qualquer das áreas acima citadas.
Profissão
Quem se forma em Sistemas de Informação planeja e organiza o processamento, armazenamento e a recuperação de informações e disponibiliza esse material para usuários. Cria e instala programas para facilitar as consultas, monta e gerencia bancos de dados e desenha a arquitetura de websites. Além disso, administra o fluxo de informações gerado e distribuído dentro de uma empresa.
Estágio Profissional
O estágio profissional é uma fase muito importante no processo de aprendizagem, principalmente pelo fato de integrar o aluno com empresas e com o mercado de trabalho de Itajubá e região. Assim sendo, o aluno poderá avaliar sua opção profissional, conhecer suas potencialidades, dificuldades e conviver com profissionais de sua área de formação e também de outras.
O estágio serve também para avaliar a formação que o aluno está recebendo pelo curso, permitindo mudanças ou correções no processo de ensino.
Sua realização é pré-requisito obrigatório na formação e está sob orientação do professor coordenador de estágios e da coordenação do curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário de Itajubá.
Educação continuada
Pós-graduação em Tecnologia da Informação
O Curso de Especialização em Tecnologia da Informação é planejado pelo Núcleo Docente Estruturante – NDE do Curso de Sistemas de Informação.
Objetivos do curso:
– Promover a qualificação de profissionais ligados à área de computação e afins, tendo em vista o atendimento das expectativas tanto de formação mais avançada, quanto das novas demandas do mercado de trabalho.
– Formar profissionais capazes de acompanhar, de forma sistemática e crítica, os permanentes desafios do mercado, justificados pelo franco avanço tecnológico, além do domínio dos conhecimentos básicos em sua área de formação e atuação profissional.
O curso é delineado pelas áreas de infra-estrutura, gerência e segurança da informação em ambientes onde a Tecnologia da Informação encontra-se presente.
Laboratórios
O curso de Sistemas de Informação utiliza, para a realização das aulas práticas laboratoriais, toda a infra-estrutura do Laboratório de Tecnologia da Informação – LTI. Neste estão disponíveis os recursos de hardware e software necessários ao conteúdo prático do curso.
Além disto, são disponibilizados recursos didáticos como quadros brancos, data show e ferramentas computacionais específicas às práticas docentes.