Sistema de Informação

A informação tornou-se um patrimônio de grande valor para as empresas, sendo imprescindíveis técnicas de computação capazes de processar, armazenar, compartilhar e assegurar integridade e segurança ao grande volume de informação que as grandes corporações detêm.
O Curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário de Itajubá, diante de tais avanços tem na Ciência e Tecnologia o seu mais importante meio de produção dos bens e serviços, cujos reflexos se fazem sentir na cultura, nas práticas sociais, nas reflexões de poder e disseminação do conhecimento.
O Bacharel em Sistemas de Informação terá como característica a capacidade de criação de tecnologias de informação, ampliando as tendências do mercado e contribuindo para a evolução sócio-cultural e econômica do país, portanto, a necessidade por um profissional de nível superior com uma formação mais completa, não apenas técnica, mas também ética, humanística e cultural, que possam atuar junto as áreas afins em equipes multidisciplinares.

Diferencial do curso

Pode-se citar como grandes diferenciais do curso a qualidade do corpo docente, discente e a organização curricular.
Quanto ao corpo docente, pode-se destacar a formação acadêmica e experiência prática na área. O corpo discente é formado, em sua maioria, por alunos que estão inseridos no mercado de trabalho e tem contato constante com a área de computação, o que facilita a compreensão dos assuntos abordados em sala de aula.
Além disto, pode-se citar a organização curricular, que contempla todos os conteúdos necessários à formação técnica e humanística.
Diante das transformações sociais cada vez mais aceleradas, a capacitação do homem na atuação em pesquisa e na aplicação de técnicas como programação, gerência de projetos, análise e desenvolvimento de sistemas, faz-se necessária.
Seguindo as diretrizes curriculares do Ministério da Educação – MEC, para cursos de Computação e também o perfil de nossa região, o plano curricular do curso enquadra-se, tendo a computação como atividade meio.

Modalidade: Bacharelado
Duração do Curso: 04 anos
Turno: Noturno
Vagas: 50

Áreas de atuação e mercado de trabalho

O profissional egresso do curso de Sistemas de Informação está apto a atuar em áreas relacionadas ao gerenciamento da informação, mais especificamente nas áreas a seguir:

  • Redes de computadores;
  • Desenvolvimento de soluções de softwares;
  • Banco de dados;
  • Sistemas operacionais;
  • Gerência de projetos de software e sistema.

O mercado de trabalho na área há anos tem se destacado pela quantidade de vagas à disposição daqueles que possuem capacitação em qualquer das áreas acima citadas.

Profissão

Quem se forma em Sistemas de Informação planeja e organiza o processamento, armazenamento e a recuperação de informações e disponibiliza esse material para usuários. Cria e instala programas para facilitar as consultas, monta e gerencia bancos de dados e desenha a arquitetura de websites. Além disso, administra o fluxo de informações gerado e distribuído dentro de uma empresa.

Estágio Profissional

O estágio profissional é uma fase muito importante no processo de aprendizagem, principalmente pelo fato de integrar o aluno com empresas e com o mercado de trabalho de Itajubá e região. Assim sendo, o aluno poderá avaliar sua opção profissional, conhecer suas potencialidades, dificuldades e conviver com profissionais de sua área de formação e também de outras.
O estágio serve também para avaliar a formação que o aluno está recebendo pelo curso, permitindo mudanças ou correções no processo de ensino.
Sua realização é pré-requisito obrigatório na formação e está sob orientação do professor coordenador de estágios e da coordenação do curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário de Itajubá.

Educação continuada

Pós-graduação em Tecnologia da Informação

O Curso de Especialização em Tecnologia da Informação é planejado pelo Núcleo Docente Estruturante – NDE do Curso de Sistemas de Informação.

Objetivos do curso:
– Promover a qualificação de profissionais ligados à área de computação e afins, tendo em vista o atendimento das expectativas tanto de formação mais avançada, quanto das novas demandas do mercado de trabalho.
– Formar profissionais capazes de acompanhar, de forma sistemática e crítica, os permanentes desafios do mercado, justificados pelo franco avanço tecnológico, além do domínio dos conhecimentos básicos em sua área de formação e atuação profissional.

O curso é delineado pelas áreas de infra-estrutura, gerência e segurança da informação em ambientes onde a Tecnologia da Informação encontra-se presente.

Laboratórios

O curso de Sistemas de Informação utiliza, para a realização das aulas práticas laboratoriais, toda a infra-estrutura do Laboratório de Tecnologia da Informação – LTI. Neste estão disponíveis os recursos de hardware e software necessários ao conteúdo prático do curso.
Além disto, são disponibilizados recursos didáticos como quadros brancos, data show e ferramentas computacionais específicas às práticas docentes.

 

 

Fale com o Coordenador

Prof. Me. Luiz Fernando Nunes

Notícias Relacionadas

FALE CONOSCO

Entre em contato conosco e agende uma visita.

FORMULÁRIO BIBLIOTECA

A Biblioteca funciona das 7h às 22h40min, de segunda a sexta-feira, e aos sábados das 9h às 13h. Os usuários têm acesso diretoas estantes e podem retirar os livros de seu interesse para consulta e empréstimos.

FORMULÁRIO BIBLIOTECA

A Biblioteca funciona das 7h às 22h40min, de segunda a sexta-feira. E aos sábados das 8h às 17h. Os usuários têm acesso direto as estantes e podem retirar os livros de seu interesse para consulta e empréstimos.

TRABALHE CONOSCO

Venha fazer parte da nossa equipe.

TRABALHE CONOSCO

Venha fazer parte da nossa equipe.
Pular para o conteúdo