Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
O objetivo do curso é formar o profissional Analista e Desenvolvedor de Sistemas da área de informática com a competência para analisar as necessidades e demandas da sociedade, construindo soluções de software que explorem e apliquem os recursos de informática e de novas tecnologias, atuando com princípios éticos e promovendo o desenvolvimento humano.
O Tecnólogo Analista e Desenvolvedor de Sistemas formado pelo Centro Universitário de Itajubá – FEPI, será o profissional capaz de identificar as demandas e necessidades da sociedade, propor soluções e modelos informatizados. Esse profissional deverá ser capaz de acompanhar e se adaptar as inovações tecnológicas. Desenvolver e aprender novas técnicas, bem como analisar, projetar, desenvolver, testar, implantar e manter sistemas computacionais de informação. Avalia, seleciona, especifica e utiliza metodologias, tecnologias e ferramentas da engenharia de software, linguagens de programação e bancos de dados. Coordena equipes de produção de software. Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação. Aplicando sempre o conhecimento em prol do desenvolvimento da instituição e da sociedade.
Modalidade: Tecnólogo
Duração do curso: 2 anos e meio
Turno: Noturno
Vagas: 50 horas
- Corpo Docente
- Mercado de trabalho
- Educacional
- Falar com o Coordenador
Coordenação:
Prof. Me. Roberto Meira Junior
Mestrado em Engenharia de Energia. (UNIFEI)
Graduação em Engenharia Mecânica. (EFEI)
E-mail:
Corpo docente:
Profª Dra. Adriana Rezende Faria Taets Silva
Profª Me. Ana Paula Rennó da Costa
O mercado na área de Tecnologia da Informação (TI) como um todo apresenta uma grande carência de profissionais especializados. Além disso, é um setor que está há anos entre os que mais oferecem vagas de emprego.
Entre os profissionais mais procurados em TI está o Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O analista/desenvolvedor de sistemas trabalha principalmente com software, podendo atuar em diversas fases de um sistema computacional: levantamento de requisitos, projeto, especificação, documentação, implantação, testes e manutenção.
O mercado de trabalho para analistas e desenvolvedor de sistemas, como são chamados os profissionais desta área, é bastante amplo. Isso porque, praticamente qualquer tipo de empresa utiliza sistemas informatizados para funcionar, seja em suas atividades de gestão, venda, pós-venda ou processos de fabricação.
A carreira em Análise e Desenvolvimento de Sistemas apresenta algumas áreas distintas de atuação, como: desenvolvimento de software, administração de banco de dados e administração de redes, podendo trabalhar em empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria. Empresas de tecnologia. Empresas em geral (indústria, comércio e serviços). Organizações não-governamentais. Órgãos públicos. Institutos e Centros de Pesquisa e Instituições de Ensino.