Além da mentoria, os alunos também são beneficiados com o curso preparatório para a prova.
Os ex-alunos e alunos do 7º ao 10º período do curso de graduação em Direito da FEPI, a partir de agora, recebem uma atenção especial do corpo docente para a preparação para o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O projeto inédito de mentoria foi lançado como forma de garantir um atendimento especial e individualizado a cada estudante. Além disso, é ofertado ainda, o curso preparatório para o exame.
A mentoria funciona da seguinte maneira: os alunos interessados se cadastram para participar e, a cada um deles, é atribuído um professor mentor que cuida especificamente do progresso daquele aluno, acompanhando lado a lado. As atividades são supervisionadas pelos professores mestres Egídio Martiniano e Raíssa Creado.
Ao todo, são 13 professores mentores que têm como função auxiliar na rotina de estudos produzindo cronogramas, fazendo um diagnóstico de como o aluno está se saindo, em quais disciplinas precisa de mais atenção, em que áreas precisa ter mais foco, os erros que estão sendo cometidos durante o estudo, além de orientações sobre como estudar.
O professor Egídio destaca que, nada orgulha mais a um preceptor do que ver o sucesso dos alunos. “Para nós, que somos da área do Direito, a aprovação no exame da Ordem é a maior conquista que podemos alcançar. Pensando nisso e acompanhando de perto o dia a dia deles, criamos a mentoria como um complemento no apoio ofertado para que recebam orientações com foco nas particularidades de cada um”, ressalta.
O curso preparatório, que já teve início no mês de março, será realizado pelos três meses que antecedem a primeira fase da prova da OAB, sempre às terças-feiras, das 21h às 22h40.
A aluna Fabiana Mateus Teodoro, do 9º período, é uma das inscritas nos dois projetos. Para a futura advogada que pretende se especializar na área do Direito do Trabalho e Contratos, o preparatório oferecido faz toda diferença. “Além da motivação dada pelos professores, eles nos ensinam e dão o suporte que precisamos para nortear nossos estudos rumo a aprovação”, observa.
Fabiana reforça a importância da mentoria em duas palavras, segurança e foco. “Neste momento de preparo para o exame, nós acabamos nos privando e abdicando de muitas coisas e do convívio com amigos e familiares, além disso, por mais que estudemos, é constante a sensação de que ainda não é suficiente, e , saber que temos um mentor que já passou pelo mesmo ‘drama’ e entende como o momento é delicado, nos dá segurança. Também sabemos que não basta estudar horas e horas, o que faz diferença é estudar de maneira estratégica, enfatizando o que realmente é cobrado no Exame de Ordem, e com a experiência dos mentores atingimos o foco”.
Para o coordenador do curso de Direito, professor Me. Antônio Sávio, os resultados demonstram que a atenção dada aos alunos é fundamental para a aprovação. “Em comparação com os cursos de Direito da região sul de Minas, públicos e particulares, o Direito FEPI foi o líder em aprovação na OAB, com 28,28% de aprovados na última edição. O resultado é mérito exclusivo dos alunos por toda dedicação, mas, enquanto professores, temos consciência da importância do nosso papel como facilitadores no aprendizado para que a vitória seja alcançada por eles.”, afirma.
Os projetos já foram iniciados, mas, aqueles graduandos ou ex-graduandos que ainda têm interesse em receber a mentoria ou frequentar as aulas do curso preparatório, devem procurar os professores responsáveis através do email direito@fepi.br