scaneie o código ou clique aqui

DND – Dia dos Namorados Diferente emociona público com o tema: Amor à Vida

 

A data mais romântica do ano é tradicionalmente comemorada no curso de Letras do Centro Universitário de Itajubá – Fepi por meio do evento cultural “DND – Dia dos Namorados Diferente”, que está em sua 18ª edição e esse ano aconteceu no dia 15/06.

Este ano o evento aconteceu de forma híbrida e foi composto por poesias e canções interpretadas ao vivo e vídeos gravados. A live especial, foi transmitida pelo YouTube da Fepi e reuniu mais de 100 na transmissão ao vivo. Todas as apresentações foram realizadas pelos alunos: escolha do repertório gravação, edição e declamação.

“O tema do DND coloca em perspectiva a efemeridade de nossa existência e o dever de amar intensamente, honrando o que nos foi dado” declarou a Profª. Dra. Giuliana Capistrano C. M. de Andrade, na abertura do evento: “Nos últimos 15 meses vivemos uma história que conhecíamos apenas em livros e filmes de ficção, uma realidade dura que nos faz questionar o valor da vida, por isso, celebramos o amor à vida. Para um ano atípico, um evento cheio de surpresas, apresentações hibridas com quadros ao vivo e outros gravados. Daqui estamos juntos cuidando dos laços sinceros e que nos une”.

O Magnífico Reitor da instituição, Prof. Erwin Rolf Mádisson Junior, prestigiou o evento e salientou: “A pandemia é global, afetou todos nós e aqui no Centro Universitário ficou muito evidente que falta nossa essência, sentimos muito a falta dos alunos; a presença, a vitalidade e o jeito de verem a vida, nos inspira. Tenho muito orgulho de estar aqui, vendo de perto que estão sendo bem formados! ”.

Outra surpresa do DND desse ano foi a apresentação do evento feita por meio de versos que emocionou os espectadores e participantes.

“O Dia dos Namorados Diferente, evento artístico do curso de Letras da FEPI, é uma daquelas oportunidades únicas em que somos convidados a sentir, por meio da música, da poesia, da catarse. Eu ouvia falar muito bem do DND antes de poder, de fato, participar. Ter contribuído e assistido ao resultado no último dia 15 de junho foi um presente que eu certamente guardarei num canto muito especial da minha memória. Falar de amor à vida, em tempos de pandemia, também foi um desafio, acredito que conseguimos sair do óbvio e entregar uma noite ímpar aos espectadores. Agradeço ao Curso de Letras da FEPI por terem me permitido viver essa experiência. Já estou ansioso pela edição de 2022” relatou o aluno Guilherme Aniceto!

A emoção sentida por vários espectadores foi traduzida por Priscila Brandão que acompanhou o DND: “Que evento lindo, sensível, politizado, amoroso, saudoso.O choro que tenho segurado tanto pelo atropelamento das tarefas e pelo medo do choro não parar, saiu! Livre, solto e de agradecimento pelas pessoas maravilhosas que passaram pela minha vida e por tudo que já vivi. Obrigada a todos por esses minutos de amor à vida”!

Para a coordenadora do curso de Letras, Profª. Ma. Patrícia de Lucas Caldeira Rocha todo o corpo docente do Curso de Letras desenvolve um trabalho de teoria aliada à prática e o Dia dos Namorados Diferente é uma oportunidade para que os alunos possam expressar-se artisticamente e colocar em prática diversas aprendizagens literárias que adquirem durante o curso. O tradicional evento artístico tornou-se um momento para expressão de novos talentos literários, pois diversos poemas de poetas e poetisas do Curso de Letras ganham destaque durante as declamações. Parabéns a todos os alunos do Curso de Letras que participaram desta edição do Dia dos Namorados Diferente!