scaneie o código ou clique aqui

ADMINISTRAÇÃO

O Curso
Corpo Docente
Mercado de Trabalho
Educacional
Fale com o Coordenador
O Curso

A graduação em Administração do Centro Universitário de Itajubá – FEPI confere grau de bacharel aos seus graduados. Este curso tem por premissa a formação de profissionais com uma ampla visão organizacional, com responsabilidade social e espírito empreendedor, garantindo às organizações maior produtividade, competitividade e sustentabilidade, possibilitando-as enfrentar as velozes transformações inerentes aos mercados competitivos. Para isso, buscou-se estruturar uma matriz curricular que proporcione ao aluno meios para que ampliem seus conhecimentos, indo além da sala de aula, por meio de experiências práticas e participação em pesquisas em todos os períodos do curso. O aluno do curso de Administração do Centro Universitário de Itajubá – FEPI terá acesso a um cabedal de recursos e ferramentas para assumir uma posição protagonista na transformação não só do seu processo de aprendizagem, mas também na transformação de empresas, da sociedade e da economia como um todo.

 

Modalidade: Bacharelado
Carga horária:    3.280 horas
Duração do curso: 4 anos
Turno: Noturno
Vagas: 50 vagas

Corpo Docente

Coordenação

Prof. Dr. Antônio Suerlilton Barbosa da Silva

Graduação: Ciências Econômicas (UERN)

Especialização: Internacional em Gerenciamento de Projetos (FGV)

Mestrado: Economia (UFC)

Doutorado: Gestão (UTAD)

Pós-Doutorado: Administração (UNIFEI)

 

E-mail:

administracao@fepi.br

 

 

Profª. Dra. Adriana Resende Faria Taets

Prof. Dr. Antônio Suerlilton Barbosa da Silva

Prof. Ma. Fernanda Souza Mendes Maciel Ferreira

Prof. Me. Guilherme Leite Machado

Prof. Dr. João Éderson Corrêa

Profa. Dra. Lidiane Gomes da Silva

Prof. Me. Peter Luiz Pereira Renno

Profª. Dra. Simone Rodrigues Alves de Melo

 

 

Mercado de Trabalho

Áreas de atuação e mercado de trabalho

Por meio de um currículo acadêmico bem elaborado e voltado às exigências do mercado profissional, o aluno do curso de Bacharel em Administração do Centro Universitário de Itajubá – FEPI terá acesso a uma formação generalista, humanista e crítico-reflexiva que o capacitará para a compreensão das questões técnico-científicas e socioeconômicas das organizações, bem como a identificação e proposição de soluções para os diversos problemas dos diferentes ambientes organizacionais, respeitando suas diferenças locais, regionais e nacionais.

O Bacharel em Administração do Centro Universitário de Itajubá – FEPI estará apto a atuar em variados setores profissionais, tanto no público quanto no privado e em diversas áreas, tais como:

  • Recursos Humanos
  • Produção
  • Marketing
  • Comercial
  • Logística
  • Empreendedorismo
  • Estratégia
  • Finanças
  • Comércio exterior
  • Gestão da qualidade
  • Acadêmico
  • Consultoria

 

Profissão

Os cursos de Administração no Brasil tiveram seu início em 1952, uma história muito curta em comparação aos EUA, onde os primeiros cursos na área se iniciaram com a criação da Wharton School, em 1881.

O ensino de Administração no Brasil passou por dois grandes marcos, a saber: currículos mínimos aprovados em 1966 e 1993, culminando com a apresentação da proposta de diretrizes curriculares para os cursos de graduação em Administração, em 1998.

O Dia do Administrador é comemorado em 09 de setembro. Nesta data foi assinada a Lei nº 4769, de 9 de setembro de 1965, que criou e regulamentou a profissão de Administrador. O dia do Administrador foi instituído pela Resolução CFA nº 65/68, de 09/12/68.

Para mais informações acesse: https://cfa.org.br/administracao-administracao/administracao-historia-da-profissao/

Estágio Profissional Não Obrigatório

O Núcleo de Estágio da FEPI - NEI é o núcleo responsável por organizar e acompanhar os acadêmicos nos procedimentos para a realização do estágio, bem como pesquisar novas oportunidades de estágio. Busca-se assim, um intercâmbio entre estudante e as instituições concedentes, possibilitando, desta forma, a relação teoria e prática e contribuindo para formação do futuro profissional. O Núcleo de Estágio está preparado e à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas referentes ao seu estágio.

 

Educação continuada


O aluno do curso de Administração do Centro Universitário de Itajubá - FEPI, após a conclusão do curso, tem a opção de buscar o ensino continuado, aprimorando-se e qualificando-se ainda mais para o mercado de trabalho, visando assim uma maior inserção na profissão. Dentre o ensino continuado, pode-se destacar os cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) e inúmeros cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (especializações e MBA), alguns destes oferecidos pela FEPI.

 

 

Educacional


O Símbolo da Profissão

Este é o Símbolo do Sistema CFA/CRAs. Deverá ser usado nas suas várias versões, em toda a comunicação visual dos Conselhos Federal e Regionais de Administração. O Símbolo é composto de um emblema que representa a profissão de Administrador, cuja concepção e composição é detalhada no “Manual de Identidade Visual da Profissão”, inclusive especificações de cores, para aplicação em policromia ou em preto e branco.

O quadrado é regularidade, possui sentido estático quando apoiado em seu lado, é sentido dinâmico quando apoiado em seu vértice, (a proposição escolhida).

As flechas indicam um caminho, uma meta. A parte de uma premissa, de um princípio de ação (o centro). Considerando o ser humano um elemento pluralista, para atingir estes objetivos, através dos elementos propostos, as flechas centrais se dirigem para um objetivo comum, baseado na regularidade; para atingir o mundo das ideias/para obter o supra sumo, chegando a uma meta comum, através de uma exposição prévia de fundamentos, partindo das razões de um parecer. (Fonte: https://cfa.org.br/administracao-administracao/administracao-sobre-a-profissao/).

 A Pedra e o Anel

O Anel do Administrador tem como pedra a safira de cor azul-escura, pois é a cor que identifica as atividades criadoras, por meio das quais os homens demonstram sua capacidade de construir para o aumento de suas riquezas, tendo em vista suas preocupações não serem especulativas. Em um dos lados da pedra safira deverá ser aplicado o Símbolo da Profissão do Administrador.

(Fonte: https://cfa.org.br/administracao-administracao/administracao-sobre-a-profissao/).

Fale com o Coordenador

Coordenador: Prof. Dr. Antônio Suerlilton Barbosa da Silva