No dia 28 de outubro, ocorreu o I Simpósio FEPI de Direitos Humanos e Saúde da FEPI, um evento repleto de palestras e debates informativos.
A primeira palestra do Simpósio foi intitulada “Igualdade e Diversidade: Família Homoafetiva à Luz da Declaração Universal de Direitos Humanos” e foi ministrada por Guilherme Oliveira Santos, um Gestor Especialista em Gestão de Pessoas e Mestre em Bioética. Nessa palestra, foram abordados temas relacionados aos direitos humanos e à diversidade dentro das famílias homoafetivas.
A segunda palestra teve como tema “Direitos Humanos e Humanização na Assistência à Saúde de Pessoas com Deficiência Neuromotora” e foi apresentada pela Profa. Fernanda de Souza Silva, Fisioterapeuta Especialista em Fisioterapia Neurofuncional e Mestra em Gerontologia. Nessa palestra, foram discutidos aspectos importantes relacionados à humanização no atendimento de pessoas com deficiência neuromotora.
Após as palestras, foi oferecido um coffee break, onde os participantes puderam aproveitar para visitar os pôsteres de pesquisas científicas apresentadas por alunos dos cursos de Fisioterapia e Direito da FEPI.
Em seguida, ocorreu uma mesa redonda mediada pelo Prof. Egídio Martiniano, que teve como tema “Aspectos Práticos da Judicialização da Saúde”. Os conferencistas convidados para essa discussão foram Prof. Gustavo Silva Xavier, Procurador Jurídico do Município de Borda da Mata – MG, e Fábio Cavichia Montanari, Administrador Hospitalar e Diretor no Hospital de Clínicas de Itajubá. Nessa mesa redonda, foram abordados aspectos práticos relacionados à judicialização da saúde.
“O I Simpósio FEPI de Direitos Humanos e Saúde foi um evento de grande importância à comunidade Itajubense para a disseminação de conhecimento e conscientização sobre a importância dos direitos humanos na área da saúde”, acrescentaram os Professores Egídio Martiniano, coordenador do curso de Direito, e Prof. Luís Henrique, coordenador do curso de Fisioterapia.