scaneie o código ou clique aqui

I Torneio Leiteiro de Curral da Sicap – Wenceslau Braz

Os alunos da XVII turma do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Itajubá – FEPI, vinculados a disciplina de Projeto Integrador: Bioestatística e Extensão Rural, ministrada pelo Prof. Me. Leonardo José Rennó Siqueira, participaram do 1° Torneio Leiteiro de Curral da SICAP, organizado pela Prefeitura do munícipio de Wenceslau Braz – MG. O evento aconteceu dos dias 22 a 26 de novembro, ao todo participaram 13 alunos, sendo que a prefeitura disponibilizou transporte e alimentação para os envolvidos.

Para o concurso foram realizadas duas ordenhas em um único dia, sendo a primeira ordenha as 07h e a segunda as 15h, além disso 12 horas anterior a primeira ordenha cada vaca participante era esgotada, procedimento que teve por finalidade evitar o leite represado, e permitia que todos os animais possuíssem o mesmo período de produção leiteira.

Segundo o professor e coordenador Aécio Silveira Raymundy: “A participação dos alunos do 1º ano do curso de Medicina Veterinária na organização do Torneio Leiteiro do município de Wenceslau Braz, foi de extrema importância para que vivenciassem atividades inerentes com a profissão. Na prática, os graduandos puderam conhecer a realidade de produtores rurais da região, identificar sistemas de criação distintos e estabelecer relação social com o homem do campo. O curso de Medicina Veterinária agradece a oportunidade proporcionada pela prefeitura de Wenceslau Braz”.

A aluna do primeiro ano do curso, Gabriela Martins achou uma experiência bem interessante, uma vez que eu não havia tido nenhum contato direto com o meio rural, foi fundamental entender a realidade do produtor rural, e saber como nós futuros médicos veterinário podemos ajudar o homem do campo com a promoção da extensão rural, agradeço a comissão organizadora e ao professor Leonardo José Rennó Siqueira por nos propiciar este tipo de contato.

Segue o depoimento de um dos produtores participantes do torneio e do Secretário Municipal de Industria Comercio Agricultura e Pecuária o senhor Augusto Costa.