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Mercado de trabalho: saiba quais são as habilidades do futuro

Gandhi foi sábio em suas palavras quando disse “O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente” principalmente quando pensamos no mercado de trabalho. O futuro já está batendo à sua porta, o mercado tem se aperfeiçoado cada vez mais e, por isso, é importante aprimorar as suas habilidades hoje para que você seja um destaque como profissional do futuro.

Quais são as habilidades do futuro que vão impulsionar a minha carreira?

Estamos chegando a uma nova era e a forma como trabalhamos tem se adaptado gradualmente. Você não vai querer ficar preso ao passado, correto? Para se preparar, vamos apresentar 6 habilidades do profissional do futuro e como você pode desenvolvê-las no seu dia a dia. Afinal, são essas habilidades que vão te destacar dos concorrentes.

Comunicação

É inevitável começarmos essa lista sem mencionar a comunicação. Essa é a mais conhecida e também uma das mais importantes habilidades que um profissional deve ter. Afinal, como você pode ser um profissional de destaque se não consegue se comunicar com clareza? Seja para lidar com líderes ou discutir ideias. A comunicação é a chave para o sucesso profissional.

Para quem é das áreas de vendas e atendimento ao cliente, essa é uma habilidade indispensável. Até porque, as habilidades interpessoais são bastante visadas pelas empresas e é importante saber se comunicar para ter sucesso nos desafios diários.

Negociação

Para se destacar no mercado como um profissional do futuro, é preciso saber convencer as pessoas. Não somente vender, mas é a partir da persuasão que você irá negociar prazos, valores, fechar trabalhos e lucrar.

Além de uma boa comunicação, uma empresa busca pessoas que sabem negociar e solucionar conflitos para que haja um bom acordo entre todas as partes de um acordo.

Gestão de conflitos

O mundo está mais diverso e claro que a diversidade chegou também as empresas. Entretanto, isso torna o ambiente de trabalho complexo. Por isso, é importante saber lidar com diferentes tipos de pessoas e culturas.

O profissional do futuro pode utilizar a gestão de conflitos para lidar com as adversidades da equipe e solucionar problemas do dia a dia.

Inteligência emocional

Já citado anteriormente quando falamos sobre a comunicação, as habilidades interpessoais são muito importantes para construir o seu futuro profissional. É por isso que é preciso saber gerenciar as suas emoções e controlar os sentimentos.

Além de ser visto como empático e comunicativo, o profissional do futuro passa a gerir melhor a sua equipe, como também consegue manter mais foco em suas tarefas.

Criatividade

Qualquer profissional capacitado é preciso ter a habilidade de sair da caixa e encontrar soluções além do convencional. Essa é uma habilidade que torna o profissional do futuro um item valioso para a empresa, já que ele pode aperfeiçoar ideias e descobrir formas de desempenhar uma tarefa de forma mais ágil.

Essa habilidade pode ser desenvolvida com uma série de práticas diárias. Como workshops, cursos, ou até pequenos exercícios de lógica – palavras cruzadas, por exemplo.

Liderança

O líder não é aquele que manda, mas sim o que sabe delegar e trabalhar em equipe. Essa habilidade já é uma figura repetida quando falamos das habilidades do futuro. O mercado precisa de pessoas que saibam administrar o tempo, compartilhar e interagir.

E então, está pronto para o mercado de trabalho? Para você melhorar as suas habilidades, é importante ter ao seu lado uma equipe preparada. O Centro Universitário de Itajubá – FEPI – pode ajudá-lo se tornar um profissional do futuro e garantir uma carreira de sucesso.