scaneie o código ou clique aqui

Mesa redonda “Empreendedorismo em foco” é realizada na Aula Magna do curso de Sistemas de Informação

No dia 26 de fevereiro de 2019 os alunos do curso de Sistemas de Informação participaram da Aula Magna que teve como objetivo trazer à discussão o empreendedorismo, na visão das empresas na nossa região, conforme abertura feita pelo coordenador do curso Professor Me. André Luís Duarte.

Para isso, utilizou-se da metodologia da mesa redonda, que foi mediada pelo Professor Dr. Antônio Suerlilton Barbosa da Silva e nesta discussão os empresários Ricardo Cotrin Sobreiro – IWS Solutions; Joana Marins de Andrade Coutinho – TR Soluções; Michele de Cacea Dias Vieira da Silva – CVS Sistemas; Marcos Stewart Ferraz Pamplona – Rural Smart; José dos Santos Oliveira Júnior – IE Tecnologia; e Reinaldo Lima de Abreu – IE Tecnologia compartilharam suas trajetórias, as expectativas do mercado de trabalho e a importância de ser empreendedor.

Os empresários relataram sobre como foi o início de suas empresas, citaram os erros que cometeram na criação de soluções sem antes fazer uma pesquisa buscando saber a real necessidade dos clientes em potencial e do mercado. Os convidados foram unânimes em apontar o que esperam dos profissionais que buscam contratar. Segundo eles, “é preciso ter a capacidade de resolver problemas, comprometimento, postura profissional, proatividade e um bom portfólio para mostrar”.
Também indicaram que o conhecimento teórico tem seu valor dentro das empresas, porém, além da preparação acadêmica, também é importante o treinamento prático, pois é preciso agregar valores para a empresa que está investindo em ensinar: “engajamento é muito importante, tempo é nossa matéria prima, e deslocar um funcionário experiente para ensinar um estagiário demanda tempo. É possível enganarmos a nós mesmos, mas a vida e o mercado não é possível enganar, os bons e os competentes vão se destacar, ” declarou José dos Santos Oliveira Júnior que assegurou: “Tentamos segurar os bons estagiários”.
No decorrer da conversa foi trazido para a discussão a importância de estar atento na usabilidade e praticidade das soluções ao se desenvolver tecnologias. “Entender o usuário é um importante diferencial. É preciso identificar a necessidade individual de cada um. Aplicar a tecnologia nas soluções é importante, mas atentar ao anseio pessoal do usuário é fundamental”. Disse Marcos Stewart Ferraz Pamplona.
O aluno Lucas Souza Rabelo Moreira, elogiou a iniciativa do curso em promover esse debate e declarou: “Achei que foi muito válido para nós, ajudou muito a complementar nossa visão da área e como vai ser minha trajetória no curso, as ideias que eles deram, o que eles falaram, foi muito útil”