scaneie o código ou clique aqui

Os Cursos de Letras e Pedagogia promovem palestra sobre Literatura Africana

Na manhã do dia 25 de maio, os alunos dos Cursos de Letras e Pedagogia participaram de uma palestra intitulada “A África está em nós”, ministrada pela Profa. Dra. Giuliana Capistrano Cunha Mendes de Andrade, docente da Fepi – Centro Universitário de Itajubá.


Inicialmente, a professora contextualizou o processo de colonização do continente Africano e explicou sobre a formação do nosso país que recebeu influências culturais e linguísticas dos escravos que foram trazidos para o Brasil durante o período da escravidão. Em seguida, a professora ressaltou o processo de resistência e valorização da cultura negra que fomentaram a formação da Literatura Colonial e da Literatura de Guerrilha. Para finalizar, a professora apresentou e analisou diversos textos dos escritores mais representativos da Literatura Africana, destacou que o contexto de produção dos mesmos foi marcado pela resistência e pela necessidade de uma expressão artística que refletisse a ancestralidade e a magia dos povos Africanos.

A palestra contribuiu para a formação crítica dos futuros profissionais de Letras e Pedagogia e foi proposta pelo Projeto Integrador: Literatura Infanto-Juvenil, disciplina do 3º período e ministrada pela Profa. Dra. Giuliana Capistrano Cunha Mendes de Andrade.