scaneie o código ou clique aqui

Professor do curso de Farmácia desenvolve novo método para entrega de DNA em células

O Prof. Dr. Valdomiro Vagner de Souza, coordenador do curso de Farmácia do Centro Universitário de Itajubá – FEPI, desenvolveu novo método para entrega de DNA em células.

“O futuro da medicina e da farmácia está norteado em direção à terapia genica e a nanobiotecnologia. Em um futuro que já bate a nossa porta, equipamentos, sistemas robóticos e estratégias nanotecnológicas serão as principais ferramentas para o diagnóstico e cura de doenças. Nós demos um pequeno, mas necessário passo em nossa área: desenvolvemos um material sintético, inteligente, relativamente barato e funcional, capaz de colocar DNA (um plasmídeo) dentro de células procarióticas, modificando a expressão proteica delas. Há, inclusive, uma oportunidade de negócio e mercado para o nosso produto – relatou o autor do artigo.

O artigo intitulado A novel method for DNA delivery into bacteria using cationic copolymers, que apresenta o novo método, foi publicado na edição deste mês da Brazilian Journal of Medical and Biological Research; e pode ser lido na integra pelo link https://doi.org/10.1590/1414-431×202010743

O Prof. Valdomiro agradece à Reitoria e Pró-Reitorias do Centro Universitário de Itajubá – FEPI pelo apoio e principalmente ao CNPq e FAPESP, pelo fomento das pesquisas. Agradece também à Dra. Iolanda Cuccovia e Dr. Fábio Florenzano, pela parceria.