scaneie o código ou clique aqui

Professor Rodrigo Ferrini lança seu primeiro livro: “La Justicia restaurativa como una alternativa al sistema penitenciario Brasileño. El caso de São Paulo”

O coordenador do curso de Direito do Centro Universitário de Itajubá – FEPI, Prof. Rodrigo Ferrini, lançou no fim de agosto, seu primeiro livro: “La Justicia restaurativa como una alternativa al sistema penitenciario Brasileño. El caso de São Paulo”.

A respeito da obra ele relatou: “No trabalho que deu origem ao livro busquei analisar os aspectos da função e execução da justiça restaurativa como uma alternativa ao atual sistema penitenciário de nosso país. A chama que despertou a necessidade e o interesse para a abordagem do tema tem sua gênese na notória ineficácia da aplicabilidade do Direito Penal máximo que enxerga como resposta austera e ágil um encarceramento massivo e desproposital, não atingindo, assim, os princípios básicos norteadores do sistema penal. Já a justiça restaurativa tem por princípio alcançar a solução de litígios de menor e médio potencial ofensivo por meio da construção sistemática de técnicas de conciliação em que se alcance a responsabilização dos envolvidos sem a exposição a medidas mais drásticas como o encarceramento”.

Ele contou ainda, que o “caso São Paulo” que inclui o título da obra decorre da instauração de Núcleos responsáveis pela aplicação de tal método no Estado de São Paulo e que serve como exemplo dessa política penal. “Espero que com a leitura do trabalho eu consiga inspirar o aprimoramento e o debate dessa propositura” concluiu o autor.