Como treinadores de voleibol de praia avaliam o desenvolvimento técnico-tático de seus atletas de categorias de base?
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Resumo
O voleibol de praia é uma modalidade esportiva disputada entre duas duplas em uma quadra de areia com dimensões retangulares de 8 por 16 metros. Durante as partidas, é essencial que os atletas dominem tanto a execução técnica dos movimentos específicos do esporte quanto a escolha estratégica das ações mais adequadas em resposta às situações do jogo. Assim, avaliar o aspecto técnico e tático de forma integrada é fundamental para que comissões técnicas ajustem seus treinamentos ao nível de desenvolvimento de seus atletas. Deste modo, este estudo teve como objetivo investigar como treinadores de categorias de base de voleibol de praia avaliam o desenvolvimento técnico-tático de seus atletas. Para isso, foi aplicado um questionário indagando os treinadores sobre tal temática. Todos os participantes relataram avaliar o desenvolvimento técnico-tático de seus atletas. No entanto, nenhum mencionou utilizar instrumentos validados pela literatura científica. A análise da nuvem de palavras apontou os termos “jogo”, “observação”, “análise”, “vídeo”, “treino” e “acerto” como os mais recorrentes nas respostas fornecidas pelos participantes. Já análise de similitude evidenciou uma forte relação entre as palavras “jogo”, “observação”, “análise” e “treino”, bem como uma conexão expressiva entre “acerto” e “erro”. Em suma, embora relatem avaliar o desenvolvimento técnico-tático de seus atletas, nenhum instrumento cientificamente validado foi reportado pelos treinadores, predominando como formas de avaliação meios subjetivos, pautados na observação de jogos e treinos e de acerto e erros.
Palavras-chave: Treinadores. Infantojuvenil. Voleibol. Praia. Desempenho.