Estudo técnico e comparativo de um motor de combustão interna operando com gás de síntese produto da gaseificação da biomassa, GNV e gasolina

Autor

Gabriel José Silva Procópio

Resumo

Anualmente, por conta do Brasil ser um país cuja economia é sustentada pelo setor primário, são geradas na ordem de milhões de toneladas de resíduos agroindustriais. Para solucionar o problema da disposição final desses rejeitos e a futura escassez do petróleo essa biomassa possui o potencial de ser utilizada como matéria prima para a produção de energia por meio de processos termoquímicos, tornando-se um combustível. Esse combustível alternativo, por sua vez, pode ser utilizado em motores de combustão interna regidos a ciclo Otto. Por essa razão, esse trabalho tem como objetivo realizar um estudo comparativo entre combustíveis já difundidos (a gasolina e o gás natural veicular) e o gás de síntese, produto da gaseificação da biomassa. Para o desenvolvimento desse estudo comparativo foi realizado uma metodologia de análise de um motor de combustão interna operando em ciclo Otto onde se obteve alguns parâmetros térmicos e mecânicos do motor utilizando os três diferentes tipos de combustível. Foi identificado, portanto, que o gás de síntese, obteve resultados superiores aos demais combustíveis.

Palavras-chave: Motor de combustão interna. Gás de síntese. Modelo termodinâmico.

Data

11 de junho de 2024

Curso

Engenharia Mecânica

Arquivos

FALE CONOSCO

Entre em contato conosco e agende uma visita.

FORMULÁRIO BIBLIOTECA

A Biblioteca funciona das 7h às 22h40min, de segunda a sexta-feira, e aos sábados das 9h às 13h. Os usuários têm acesso diretoas estantes e podem retirar os livros de seu interesse para consulta e empréstimos.

FORMULÁRIO BIBLIOTECA

A Biblioteca funciona das 7h às 22h40min, de segunda a sexta-feira. E aos sábados das 8h às 17h. Os usuários têm acesso direto as estantes e podem retirar os livros de seu interesse para consulta e empréstimos.

TRABALHE CONOSCO

Venha fazer parte da nossa equipe.

TRABALHE CONOSCO

Venha fazer parte da nossa equipe.
Pular para o conteúdo