O apagamento histórico de comunidades periféricas negras após o ingresso em instituições de ensino superior privadas

Autor

Jenifer Ferraz de Carvalho

Resumo

Este estudo investiga o fenômeno do apagamento histórico de indivíduos provenientes de comunidades periféricas negras após sua inserção em instituições de ensino superior privadas. Ao ingressarem em ambientes acadêmicos que priorizam valores e padrões culturais dominantes, esses estudantes enfrentam um processo de assimilação que pode resultar no apagamento e esquecimento de suas origens. Esse apagamento se manifesta de diversas formas, desde a pressão para se adaptar a normas sociais e culturais que muitas vezes contradizem suas identidades, até a invisibilização das narrativas e histórias dessas comunidades nos currículos acadêmicos e em falas provindas de figuras de autoridade dentro do meio acadêmico. A análise é sustentada por um referencial teórico que inclui conceitos de identidade cultural, alteridade, individualidade, capital social, teoria crítica da educação e teoria das representações sociais, segundo o psicólogo social romeno Serge Moscovici. A pesquisa teve como objetivo analisar os impactos psicossociais que os estudantes negros vindos de comunidades periféricas estão sujeitos ao ingressarem em uma Instituição de Ensino Superior privada no Brasil. Este se deu por meio dos procedimentos de levantamento bibliográfico em artigos, livros e legislação para compreender como essas experiências impactam a relação dos indivíduos com suas comunidades de origem e como isso pode levar a um afastamento progressivo de suas raízes. Os resultados preliminares sugerem que, apesar do acesso ao ensino superior representar um avanço significativo na trajetória desses indivíduos, o ambiente acadêmico pode simultaneamente funcionar como um espaço de distanciamento cultural, angústia e sensação de não pertencimento que permeia o período de graduação, com potencial de geração de conflito interno para o universitário. O presente trabalho conclui que é fundamental repensar as práticas pedagógicas e curriculares nas instituições de ensino superior privadas, de modo a promover um ambiente de fato inclusivo que reconheça e valorize a diversidade cultural e histórica dos estudantes de origem periférica, evitando assim o apagamento de suas identidades.

Palavras-chave: Instituição de ensino superior privada. Reparação histórica. Comunidades periféricas. Apagamento histórico.

Data

10 de dezembro de 2024

Curso

Psicologia

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