O ato de procrastinar, ou “deixar para depois”, é um problema recorrente na vida de qualquer estudante. Saiba como evitar a procrastinação nos estudos e melhorar o seu desempenho acadêmico.
Pensando em iniciar um curso superior? Acesse nosso site e conheça nossos cursos. Temos mais de 55 anos de experiência em educação superior!
Estudar para um concurso, prova ou vestibular exige foco e dedicação. Mas atire a primeira pedra quem nunca se distraiu de uma tarefa que precisava realizar e acabou deixando-a para depois. O nome disso é procrastinação, uma verdadeira vilã dos estudos.
Preparamos esse texto especialmente para te ajudar a aumentar sua produtividade na hora de estudar. Continue lendo e saiba como evitar a procrastinação nos estudos!
Afinal, o que é procrastinação?
Segundo o dicionário, procrastinar é transferir uma tarefa para outro dia, deixá-la para depois. Ou seja, a procrastinação nada mais é do que o ato de adiar uma atividade o máximo possível, até que o prazo de entrega esteja quase esgotado.
Pior ainda: em muitos casos, a pessoa posterga tanto uma tarefa que, quando se dá conta, já não é mais possível entregá-la dentro do prazo estabelecido. É a famosa atitude de “enrolar”, de se distrair com várias coisas ao invés de focar no que precisa ser feito.
Como a procrastinação atrapalha os estudos?
A procrastinação não deve ser confundida com o momento de descanso, necessário à rotina de estudos. Quando ela vira um hábito, o estudante perde um tempo precioso que poderia ser usado na realização de tarefas, o que acaba gerando uma queda no seu desempenho acadêmico.
Mas existem outros efeitos negativos da procrastinação. O aluno passa a se sentir desmotivado e frustrado por não conseguir entregar as atividades e cumprir todos os prazos. Além disso, é comum que o estudante sinta o mesmo cansaço de quando realiza várias tarefas, só que sem obter nenhum benefício, o que aumenta ainda mais sua frustração.
Em alguns casos, o estudante pode até mesmo desenvolver problemas de saúde, como ansiedade e estresse, e precisar de acompanhamento psicológico.
Como evitar a procrastinação nos estudos
Finalmente, conheça algumas dicas que irão te ajudar a evitar a procrastinação e melhorar o seu desempenho nos estudos:
Tenha uma motivação
Essa é uma das melhores formas de manter o foco nos estudos, evitar o desânimo e visualizar os objetivos futuros. Pergunte-se porque você faz o que faz e avalie até que ponto isso é feito “no automático”.
Divida as tarefas em pequenos períodos
Em vez de tentar resolver uma atividade ou estudar para uma prova em apenas uma tarde, que tal dividir a tarefa em períodos menores de tempo? Ao fazer isso, você se sentirá menos propenso a distrações e, quem sabe, até descobrirá que a tarefa nem era tão difícil assim.
Crie um cronograma de estudos
Seguir uma rotina de estudos faz com que o estudante se acostume a realizar as mesmas tarefas nos mesmos horários. Desse modo, fica mais fácil cumprir todas as atividades e ainda cria no aluno a capacidade de disciplina, tão importante para a jornada de estudos.
Entenda a si mesmo e não se culpe
Procure compreender porque você procrastina antes de tentar resolver o problema. Dentre as causas mais comuns, estão a dificuldade de uma tarefa e a necessidade de descanso do corpo e da mente.
Mas lembre-se: se mesmo assim a procrastinação ocorrer, não se culpe nem se odeie! Seguindo essas dicas, você saberá lidar cada vez melhor com a temida procrastinação.