scaneie o código ou clique aqui

Semana Acadêmica de Medicina Veterinária mobiliza alunos em diversas atividades acadêmicas

Entre os dias 03 a 05/09 aconteceu no Centro Universitário de Itajubá – FEPI, mais uma edição da SEMEV – Semana Acadêmica do Curso de Medicina Veterinária, que marcou as comemorações de 14 anos do curso.

A SEMEV contou com uma ampla programação, ao todo foram 6 palestras, 7 minicursos, 63 trabalhos foram expostos na I Mostra de Trabalhos Técnico-Científicos, além disso, nos intervalos entre as palestras, durante o coffee break, os alunos do curso comandaram o momento cultural com apresentações musicais.

Na cerimônia de abertura a Reitora, Profª Cidélia Maria Barbosa Lima exclamou: “Parabenizo a organização, é nítido o cuidado com que o evento foi preparado, a quantidade dos trabalhos inscritos na I Mostra de Trabalhos Técnico-Científicos e a alegria de vocês, essa semana é exatamente para isso, é uma satisfação ver o empenho das ligas acadêmicas, os professores envolvidos, palestrantes e ao coordenador do curso; com 14 anos de existência o curso mostra a que veio, formando profissionais de excelência”.

O coordenador do curso, Prof. Aécio Silveira Raymundy, também agradeceu todos os envolvidos destacando a parceria e o apoio dos professores e alunos. “Esse evento é fruto do trabalho dessa equipe unida, forte, que desempenha o melhor trabalho. Nossos alunos são o motivo de tudo que temos feitos, vocês alunos devem assumir cada dia mais o papel de protagonistas do curso.”

A história do curso foi abordada na palestra ministrada pelo Prof. Rodolfo Malagó, fotos e principais realizações do curso de Medicina Veterinária foram expostas. Em seguida, o Prof. Dr. Sérgio da Silva Rocha Júnior falou sobre: “Exame clínico no sistema locomotor de equinos”; mostrou como é realizado o diagnóstico de claudicação, a inspeção durante os movimentos do animal, e os graus de claudicação, foram alguns dos tópicos abordados.

No segundo dia da SEMEV, o Biólogo Jomar Zatti falou sobre o Programa Nacional de controle da raiva dos Herbívoros e, em seguida, a Médica Veterinária Cássia Corrêa ministrou a palestra: “Neoplasias Mamárias em cadelas e gatas” expondo o que há de novo na área.

No último dia do evento, o Prof. Dr. Pedro Ivo Sodré Amaral falou sobre “Atualidades em bem-estar animal de produção”, encerrando o ciclo de palestras o Prof. Dr. Venilton José Siqueira ministrou a palestra “Técnicas Operatórias e Cirurgias Experimentais – Perspectivas e Desafios”

“Essa edição da SEMEV foi incrível, com diversas atividades que abrangeram todas as áreas de interesse dos alunos, a I Mostra trabalhos Técnico-Científicos também foi bastante importante para expormos nossos trabalhos, ” relatou a aluna Larissa Cerqueira Barbosa.

A SEMEV de 2019 atingiu o objetivo de proporcionar aos alunos e professores: momento de confraternização, comemoração e muito aprendizado. A participação em massa dos alunos na organização da SEMEV foi o diferencial na Semana Acadêmica deste ano. Parabéns para os alunos do Curso de medicina veterinária.