scaneie o código ou clique aqui

Semana do curso de Engenharia Mecânica inova com projeto de incentivo à leitura

Do dia 02 a 04/10 foi realizada mais uma edição da Semana Acadêmica do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário de Itajubá-FEPI, que além das palestras sobre assuntos atuais relacionados às inovações tecnológicas, contou com outra novidade, o Projeto de Incentivo à leitura.

A Magnifica Reitora do Centro Universitário de Itajubá – FEPI, Profª Cidélia Maria Barbosa Lima, participou da abertura do evento e em sua fala, elogiou a condução do curso e incentivou os alunos a prestigiarem os eventos acadêmicos: “essa é uma forma de crescermos, termos acesso às novidades”. E convocou os alunos para o Projeto de Incentivo à leitura: “Com a leitura melhoramos nossa comunicação verbal e escrita, nossa imaginação é estimulada, temos maior suporte profissional, desenvolvemos habilidades que nos diferenciam no mercado; não há nada a perder e muito a ganhar, leitura melhora tudo, aproveitem esse novo projeto, espero que todos participem” disse a Reitora.

O coordenador do curso, Prof. Dr. Márcio de Oliveira agradeceu os palestrantes, o apoio da instituição e frisou a riqueza das palestras: “A programação da semana acadêmica foi elaborada cuidadosamente com o propósito de apontar para os alunos o caminho que devem trilhar para se prepararem para o futuro e, refletirem sobre qual será a atitude tomada a partir de hoje, para se tornarem bons profissionais”.

A primeira palestra da Semana Acadêmica foi ministrada pelo Engenheiro Thiago Deotti Carvalho, ele falou sobre o que o mercado espera dos novos profissionais, citou as competências necessárias para o ingresso na “Society 5.0” – ambiente social onde serão resolvidos problemas sociais e desafios do cotidiano, incorporando as inovações da quarta revolução industrial (IoT, Big Data, Inteligência Artificial e Robótica) em todas as indústrias e na vida social.

Após o coffee break o Prof. André Mancilha abordou a importância da inteligência emocional como diferencial num mercado de trabalho cada vez mais competitivo: “assim como as competências técnicas podem ser aprendidas, a inteligência emocional pode e precisa ser desenvolvida”.

Conforme relatou o aluno Douglas Roberto a semana acadêmica foi válida pois levou os alunos à importantes reflexões. “O que aprendi sobre indústria 4.0 e sociedade 5.0 me fez pensar muito sobre como me preparar como profissional e cidadão; o projeto de leitura também foi muito interessante, mostrou a importância da pró-atividade”.

No segundo dia do evento, Prof. Dr. Túlio André Paiva, ministrou a palestra: Análise térmica em Componentes Mecânicos. Ao longo dos três dias da semana acadêmica, nove minicursos foram disponibilizados aos alunos: Fundamentos do Processo de Retificação; Energias Renováveis Aplicadas à Engenharia Mecânica; Processos de Fabricação do Circuito Integrado – A presença da Mecânica; Ferramentas estatísticas para tomada de decisão; Simulação e prática Eletrohidráulica; Análise térmica em Componentes Mecânicos; Introdução ao Simulink; Controle de Sistemas Eletrohidráulicos e Introdução a análise estrutural via Ansys Student.