scaneie o código ou clique aqui

Seminário “O Mercado de Commodities Agrícolas”

Os alunos do 7º período do curso de Engenharia de Produção, do Centro Universitário de Itajubá – FEPI, na disciplina de Economia, sob a orientação do prof. Dr. Antônio Suerlilton Barbosa da Silva, mergulharam no mercado mundial de commodities.

As commodities – ou commodity, no singular – é uma expressão do inglês que se difundiu no linguajar econômico para fazer referência a um determinado bem ou produto de origem primária comercializado nas bolsas de mercadorias e valores de todo o mundo e que possui um grande valor comercial e estratégico. Geralmente, trata-se de recursos minerais, vegetais ou agrícolas, tais como o petróleo, o carvão mineral, a soja, a cana-de-açúcar entre outros.

O objetivo dessa imersão foi a produção de boletins econômicos que privilegiassem algumas das commodities agrícolas.

A produção dos boletins deu-se a partir da formação de equipes e definição da commodity agrícola a ser trabalhada. Assim, quatro boletins foram produzidos abordando as seguintes commodities: café, milho, petróleo e carne bovina.

Permearam os boletins informações sobre produção e consumo, elasticidade renda e preço, custos de produção, impactos ambientais, estrutura de mercado, questões tributárias, subsídios, comercio internacional e projeções de mercado.

Segundo o prof. Antônio Silva, o Seminário “O Mercados de Commodities Agrícolas” contribuiu para ampliar e qualificar a discussão, ao tratar o tema a partir de várias dimensões (tecnológica, sustentabilidade ambiental, balanço de pagamentos, eficiência e produtividade, empresarial e política governamental).