scaneie o código ou clique aqui

XVI SEMEV fortalece o conhecimento sobre diversos temas relacionados à Medicina Veterinária

XVI Semana do Curso de Medicina Veterinária – SEMEV, realizada no Centro Universitário de Itajubá – Fepi, reuniu, do dia 27 a 29/09, alunos e docentes do curso de Medicina Veterinária para participarem de palestras, minicursos e visitas técnicas com profissionais renomados de instituições e empresas do segmento.

O Prof. Erwin Rolf Mádisson Júnior, Magnífico Reitor do Centro Universitário de Itajubá – FEPI, participou da abertura do evento, juntamente com o Pró-reitor Acadêmico, o Prof. Alexandre de Souza e Silva. Ambos destacaram a importância de os profissionais da área manterem-se em constante atualização e aperfeiçoamento.

Com o foco em promover uma formação diferenciada aos alunos, a SEMEV abordou no primeiro dia: “Manejo Nutricional de Equinos”, palestra ministrada por José Figueiredo de Souza Jr. responsável pela linha de equinos da Nutrimax – Nutrição Animal. Foram expostas as principais características fisiológicas dos equinos, como se dá a digestão deles e a importância de conhecer todos os processos para optar pela melhor nutrição, levando em conta a exigência nutricional, o que está ligado também, às atividades que o animal desempenha e a predisposição para algumas patologias.  

Em seguida, Renato Ordones trouxe diversos exemplos da prática da Clínica Médica e Cirúrgica de Répteis – Ele destacou a importância de conhecer a anatomia do animal e suas características para o manejo ideal, além de saber sobre sua fisiologia para fornecer alimentação correta. Falou também sobre como fazer a contenção dos animais e as avaliações necessárias, levando em conta cada espécie. Foram mostrados casos de sucesso na recuperação de répteis diversos. 

No dia 28/09, proferiram a palestra: “Produção In Vitro de Embriões – do campo ao laboratório e suas expectativas no mercado futuro”, o Médico Veterinário Felipe Costa Gonçalves e o Zootecnista João Pedro Campos. Eles trouxeram ao debate vantagens e desvantagens do uso da técnica, a sua evolução no Brasil e a técnica de FIV. Os palestrantes são responsáveis pela empresa AGROOPEGEN – Reprodução Animal.

Encerrando o ciclo de palestras, o Prof. Thiago H. Annibale Vendramini, falou sobre as “Evidências científicas sobre a castração e sua relação com o ganho de peso em cães e gatos”. Foram apresentados fatores favoráveis e desfavoráveis à castração. Conscientizando que o sucesso do pós-castração é muito dependente do tutor do animal. Sobre a alimentação, reforçou a necessidade de readequá-la para evitar o sobrepeso, o que ocorre como consequência dos comportamentos e mudanças hormonais. Foi apontando o desafio de desenvolver alimentos com perfil ideal pós-castração. “Agora vocês têm ferramentas científicas para discutir e aconselhar sobre a castração e o manejo adequado posterior ao procedimento” concluiu o Professor.

Satisfeita com tudo que foi disponibilizado no evento a aluna do curso, Gabriella Pereira Vieira, enalteceu: “Eu adorei participar da Semev esse ano! O evento superou minhas expectativas. As palestras foram muito boas, com profissionais excelentes e muito atenciosos. E a edição estava impecável, todos muito bem engajados e dispostos a fazer da Semana Acadêmica um evento incrível”.

O propósito do evento foi atingido, destacou o coordenador do curso de Medicina Veterinária Prof. Aécio Silveira Raymundy. “Nosso evento foi rico em informações inovadoras, em trocas de conhecimento, ampliando os horizontes dos nossos alunos. Tenho certeza que a XVI SEMEV contribuiu significativamente para formação de profissionais críticos e analíticos”, concluiu.

Além das palestras, no período vespertino, a SEMEV contou com o curso promovido pelo Sebrae: O Médico Veterinário protagonista do futuro, além de minicursos e visitas técnicas organizadas pelas Ligas Acadêmicas nas mais diversas áreas de atuação do Médico Veterinário.