Nos dias 04, 05 e 06 de maio, foi realizada a XVII Jornada Sul Mineira de Fisioterapia do Centro Universitário de Itajubá – FEPI, evento bastante esperado por alunos e professores, por trazer assuntos complementares aos vistos em sala de aula e expor diversas possibilidades de atuação do fisioterapeuta.
O Reitor da instituição, Prof. Erwin Rolf Mádisson Júnior, incentivou os alunos a fazerem perguntas aos palestrantes e disse: “Espero que todos que assistam as palestras, se interessem pelos temas. Nós, brasileiros, precisamos nos preocupar além da parte de correção, nós precisamos nos preocupar com a parte de prevenção. Espero que a semana seja excelente para todos”
De acordo com o coordenador do curso, o Prof. Dr. Luís Henrique Sales Oliveira, “Esse evento tem o objetivo de aprimorar os conhecimentos aprendidos nas disciplinas durante o curso”.
Trazendo um tema bastante atual, a primeira palestra abordou as evidências atuais na avaliação e intervenção fisioterapêutica em pacientes com paralisia cerebral.
Após a palestra de abertura, em um depoimento emocionante, o Reitor da instituição, Prof. Erwin Rolf Mádisson Júnior, comentou sobre a evolução da Fisioterapia na cidade de Itajubá “Eu tive uma irmã com paralisia cerebral. Na época em que a minha família enfrentou, uma família com poucos recursos, nós tínhamos que viajar de Pouso Alegre à São Paulo para fazer uma sessão de Fisioterapia. Então, ouvindo uma parte da palestra, me emocionou bastante em saber que hoje, nós temos à nossa disposição aqui na cidade, recursos que meu pai e minha mãe nem imaginavam que pudessem existir, e que talvez, naquela época, pudessem ter ajudado muito mais a minha irmã”.
“Reabilitação Musculoesquelética após COVID-19” foi o tema da segunda palestra do dia, incluindo modalidades e indicações na pauta.
No segundo dia de Jornada aconteceram as palestras, ”Ozonioterapia e as Diferentes Possibilidades para o Fisioterapeuta no Combate às Inflamações” e “Atuação do Fisioterapeuta no Tratamento da Fratura Proximal do Úmero”.
Renata de Toledo, aluna do curso, comentou sobre a experiência: “Estamos tendo bastante contato com outros alunos de outros períodos e eu já estou ansiosa pelas próximas jornadas”.
No último dia do evento, aconteceu o Lançamento da LAFITO – Liga Acadêmica de Fisioterapia Traumato-Ortopédica e a palestra “Intervenção Fisioterapêutica em Pacientes com Insuficiência Renal Crônica no Âmbito Hospitalar”.
Sobre a Jornada, a aluna Daniele Florêncio comentou: “Para nós, está sendo de grande valia em questão de conhecimento. Espero que todos os alunos estejam aproveitando da melhor forma possível”.
Durante toda a Jornada, foram ofertados Minicursos, que aconteceram no período da tarde, sobre “Testes Funcionais de Baixo Custo no Ambiente Hospitalar”, “Fisioterapia Esportiva na Instabilidade de Ombro do Atleta e o Papel do Fisioterapeuta nos Cuidados Paliativos”.
A aluna Pamela Cortez declarou: “Essa Jornada foi incrível! A gente conseguiu adquirir bastante conteúdo que vai agregar muito no nosso futuro como Fisioterapeutas”.
Em todos os dias do evento foram realizados sorteio de brindes e realizado coffee break, onde os alunos puderam conversar com professores e palestrantes, além de se divertirem tirando fotos