scaneie o código ou clique aqui

XVII JUFAR têm convidados ilustres e expressiva participação dos alunos do curso

De 12 a 14/05 foi realizada, via Microsoft Teams, mais uma edição da JUFAR – Jornada Universitária Farmacêutica, evento que anualmente reúne alunos, ex-alunos, professores e interessados em obter mais conhecimentos e trocarem experiências.

Na abertura do evento estiveram presentes: o Magnífico Reitor, Prof. Erwin Rolf Mádisson Junior e o Ilmo. Pró-Reitor Acadêmico, Prof. Dr. Alexandre de Souza e Silva, além de docentes e discentes.

“Prescrição e dispensação de sedativos e sedoanalgésicos para pacientes hospitalizados em UTI – COVID” foi a palestra de abertura, ministrada pela Profª Drª Juliana Savioli Simões, com a colaboração dos farmacêuticos: Prof. Dr. Renan Bastos, Profª Drª Lilian P. Franco e César Augusto Ribeiro. Os aspectos técnicos e a vivência prática dos profissionais da área ante a esse expressivo desafio foram abordados.

A professora Juliana reforçou a importância do conhecimento sobre as dosagens, reações, medicamentos alternativos, a segurança e o “jogo de cintura” necessários para, quando necessário, conversar com a equipe médica sobre equívocos nas prescrições. Um ponto em comum na fala de todos, foi a importância da atuação de uma equipe multidisciplinar.

“A atuação dos farmacêuticos da Farmácia-Escola – FEPI na Pandemia do Covid – 19” foi o tema da mesa redonda. O coordenador do curso de Farmácia, Prof. Dr. Valdomiro Vagner de Souza foi o moderador e todos relataram suas experiências. Participaram da mesa redonda, os Farmacêuticos César Augusto Ribeiro, Kelly Cristina Gonçalves, Profª Juliana Savioli Simões e os estagiários Anderson Júnior Ribeiro e Rúbia da Silva Teodoro, alunos do curso de Farmácia.

“A pandemia foi uma situação extrema, que testou diversas capacidades dos profissionais farmacêuticos. Nós conseguimos atender as demandas, mas não foi fácil. Tivemos que buscar alternativas para os medicamentos em falta, entre outros desafios”, disse César.

No segundo dia, ocorreram as seguintes palestras: “A atuação do Farmacêutico na área veterinária”, pela Profª Mônica Esselin de Souza Lino, “Requisitos Legais para atuação do Farmacêutico na Estética e Fisiologia do envelhecimento com ênfase na em toxina botulínica” pela Profª Drª Flaviana Ribeiro Fernandes e “Cuidado farmacêutico ao paciente idoso” ministrada pelo Prof. Dr. Gustavo Alves Andrade dos Santos.

No último dia, os participantes contaram com um webinar sobre “O comportamento empreendedor e a redefinição do profissional farmacêutico + Talk Conhecendo o setor Farmácia”, assunto abordado pelo Consultor do Sebrae, George Henrique Rubadel. Fechando jornada, a Farmacêutica e ex-aluna Lázara Luana Costa, ministrou a palestra: “Papel do farmacêutico em agências transfusionais: Um novo campo de atuação”

A respeito de sua experiência em participar pela primeira vez de um evento acadêmico como a Jufar, o aluno Charles Oliveira disse: “Certamente foi o primeiro de muitos, um evento rico e inspirador, palestras excepcionais, com profissionais de altíssimo nível. Permitiu deslumbrar possibilidades, ideias, vivências e ciências. Foram 3 dias incríveis. Muito bacana! Parabéns a todos que trabalharam para nos proporcionar essa experiência”.

Grato e orgulhoso, o Coordenador do curso, Prof. Dr. Valdomiro Vagner salientou: “A qualidade de um evento se mede pelo envolvimento do público e pelo nível das palestras. Tivemos mais de 100 participantes. Tivemos palestrantes conhecidos nacionalmente, participantes de programas de TV. Tivemos os melhores profissionais da região, dividindo suas experiências. Foi excelente!!”