Núcleos

NAI
NEI
NUPI
NIT
NAI

NAE - NÚCLEO DE APOIO AO ESTUDANTE


A entrada no ensino superior constitui um momento de transição, exigindo que os jovens se adaptem a novas realidades. O possível afastamento do meio familiar e muitas vezes de sua cidade, a necessidade de estabelecer novos relacionamentos e assumir responsabilidades, o ritmo de estudos e cobranças, frequentemente despertam ansiedades, que podem interferir tanto no desempenho acadêmico quanto na qualidade de vida do universitário.

O NAE é um espaço de escuta para os alunos, com o objetivo de auxiliá-los nos aspectos: pedagógico, motivacional e social, possibilitando um melhor aproveitamento acadêmico, desenvolvendo suas reais competências. As orientações podem ser de forma individual ou em grupo. Quando em grupo acontecem por meio de oficinas onde o aluno poderá aprender várias habilidades.

OFICINAS DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM - Tem como meta aproximar o aluno do seu processo de aprendizagem, auxiliando-o no reconhecimento de como ele pode aprender melhor, definindo suas estratégias de aprendizagem e de estudo.

OFICINAS DE HABILIDADES SOCIAIS - Tem como objetivo aprimorar e ampliar as habilidades sociais, promovendo maior assertividade nas relações interpessoais no ambiente universitário.

APRESENTAÇÃO ORAL DE TRABALHOS ACADÊMICOS - Visa preparar o aluno para apresentações orais de trabalhos acadêmicos, por meio de técnicas de expressão corporal, articulação das palavras e redução da ansiedade.

O NAE trabalha em parceria com o Núcleo de Nivelamento Acadêmico–NNA que oferece aulas das disciplinas:

O objetivo dessas aulas é retomar conteúdos do ensino médio para facilitar o processo de aquisição de novos conhecimentos. As aulas de Nivelamento acontecem uma vez por semana em horário específico e não têm custo nenhum para o aluno.

A participação nas atividades do NAE e do NNA podem ser computadas como atividades complementares, gerando certificados para as Atividades Acadêmico Científico Culturais - AACC ou Atividades Complementares – AC.

Profa. Ma. Magda Cristina Nascimento Rochael – Pedagoga
Profa. Ma. Ana Carolina Carneiro Lopes – Pedagoga
Profa. Ma. Jasiele Aparecida de Oliveira Silva – Psicóloga
Atendimento: Bloco 500 - 1º Piso   Tel: (35) 3629-8400   E-mail: nae@fepi.br
 

 

 

NEI

NEI - NÚCLEO DE ESTÁGIO INTEGRADO


O Núcleo de Estágio da FEPI - NEI é o núcleo responsável por organizar e acompanhar os acadêmicos nos procedimentos para a realização do estágio, bem como pesquisar novas oportunidades de estágio. Busca-se assim, um intercâmbio entre estudante e as instituições concedentes, possibilitando, desta forma, a relação teoria e prática e contribuindo para formação do futuro profissional. O Núcleo de Estágio está preparado e à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas referentes ao seu estágio e oficializá-lo por meio dos procedimentos obrigatórios relacionados abaixo:

Horários de atendimento: Segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 17h às 22h.
Contato: Eliane Romeiro Simões   E-mail: nucleodeestagio@fepi.br 
 

NUPI

NUPI - NÚCLEO DE PESQUISA INSTITUCIONAL


Órgão de caráter permanente e interdisciplinar, encarregado da captação do fomento, gestão e realização de pesquisas científicas em nível de graduação e pós-graduação no âmbito do Centro Universitário de Itajubá. É subordinado diretamente à Pró-Reitoria Acadêmica e está localizado no segundo piso do bloco 600.

A Instituição conta com três modalidades de pesquisas: Programa de Bolsa de Iniciação Científica fomentado pela FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), Programa de Bolsa de Iniciação Científica fomentado pela FEPI e Iniciação Científica Voluntária. Todas as pesquisas desenvolvidas no Centro Universitário de Itajubá são registradas e coordenadas pelo Núcleo de Pesquisa Institucional.

O NUPI também é responsável pela Revista Científic@ Universitas (ISSN Eletrônico: 2175-4020), avaliada pelo sistema Qualis, com uma publicação digital semestral, multitemática, destinada à divulgação da produção científica dos cursos de graduação e pós-graduação. Tem por base a discussão do conhecimento científico baseada na interdisciplinaridade e na visão crítica.

Clique e confira a revista

Anualmente, o Núcleo organiza eventos para divulgar a Pesquisa na comunidade acadêmica. Dentre eles destacam-se o Congresso de Iniciação Científica e o Seminário de Pesquisa Científica. Desse modo, percebe-se como a Instituição entende a importância da pesquisa científica na formação do acadêmico, e por isso oferece meios para que o aluno ingresse desde o início em seus trabalhos.

E-mail: nupi@fepi.br

 

NIT