O professor Alberto Vizzotto, docente da disciplina de Direito Internacional na FEPI, realizou, no mês de julho, uma visita ao Escritório das Nações Unidas (ONU), em Genebra, na Suíça. A experiência proporcionou uma importante oportunidade de aprofundamento em temas relacionados à diplomacia, aos direitos humanos e às relações internacionais.
Instalado no histórico Palácio das Nações, o Escritório da ONU em Genebra é o principal centro europeu das Nações Unidas e recebe milhares de reuniões e conferências multilaterais todos os anos. O local também abriga importantes organismos internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Mundial do Comércio (OMC), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
Durante a visita, o professor conheceu a Alameda das Bandeiras, formada pelas bandeiras dos 193 Estados-membros da ONU, e a emblemática escultura Broken Chair (Cadeira Quebrada), símbolo da promoção dos direitos humanos e da conscientização sobre as consequências dos conflitos armados. A programação também incluiu conversas sobre os desafios contemporâneos relacionados aos direitos humanos e às questões que impactam a sociedade global, proporcionando ao docente uma importante oportunidade de aprofundamento em temas atuais do Direito Internacional.
A experiência reforça a importância da constante atualização acadêmica e do contato com instituições de referência internacional. Para os estudantes da FEPI, vivências como essa enriquecem o processo de ensino e aprendizagem, aproximando a sala de aula das discussões contemporâneas sobre Direito Internacional, direitos humanos e relações internacionais.








