O Centro Universitário de Itajubá – FEPI, por meio dos cursos de Medicina Veterinária e Pedagogia, desenvolveu o Projeto Cãoterapia com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas assistidas, uma vez que a interação pessoa-animal tem função terapêutica enquanto a ação acontece, contribuindo assim, para a melhora da qualidade de vida dos envolvidos.
Nos dias 10/03, 17/03, 24/03, 31/03, 28/04 e 05/05 o Projeto Cãoterapia esteve na Escola Estadual Novo Tempo, no Colégio FEPI, e nas dependências da APAE – Itajubá, dando continuidade nas Atividades.
Durante as visitas as crianças puderam realizar atividades com os cães como: passeios guiados, brincadeira com bolinha, dar comandos com petiscos e escovação dos pelos, estimulando cada vez mais o contato entre as crianças e os cães co-terapeutas. Além disso, o Projeto Cãoterapia, que antes possuía dois cães, hoje conta com mais animais para a realização das atividades.
O projeto vem ganhando força, tomando consistência e se tornando essencial na vida de muitas crianças destas escolas assistidas.
De acordo com os profissionais das instituições, os alunos aceitaram muito bem os cães, e após as atividades, a grande maioria das crianças demonstram um comportamento mais calmo.
Texto desenvolvido pela coordenadoria de Atividades de Extensão