No dia 17 de fevereiro de 2025, o Centro Universitário de Itajubá – FEPI e a Receita Federal do Brasil deram um passo significativo para o fortalecimento do empreendedorismo regional com o início das atividades do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal voltado ao Comércio Exterior (NAF COMEX). A cerimônia, realizada no FEPI Eventos, contou com a presença de autoridades acadêmicas, políticas e empresariais, reforçando a importância da iniciativa para a capacitação de estudantes e o suporte técnico a pequenos negócios que desejam ingressar no mercado internacional.
Desde 2023, a FEPI já mantém o NAF, um programa que oferece orientação fiscal gratuita para microempreendedores individuais (MEI), cidadãos de baixa renda e pequenos produtores rurais. Agora, com a expansão para o comércio exterior, o NAF COMEX surge como um canal estratégico para desburocratizar o acesso às operações de exportação e importação, além de proporcionar aos estudantes uma experiência prática essencial para sua formação profissional na área aduaneira.
A cerimônia também marcou o descerramento da placa comemorativa do NAF COMEX, simbolizando o compromisso da FEPI em aliar ensino e prática para fomentar o crescimento econômico regional.