No último mês de agosto a Liga Acadêmica de Fisioterapia Respiratória e Tabagismo (LAFREST) realizou um treinamento intitulado “Treinamento de Suporte Básico de Vida” aos alunos do terceiro, quarto e quinto ano do Curso de Fisioterapia da FEPI. O suporte básico de vida tem como objetivo a recuperação da vida de uma vítima de Parada Cardiorrespiratória (PCR), até à chegada de ajuda especializada. A parada Cardiorrespiratória (PCR) é uma emergência de alta gravidade que exige dos profissionais de saúde conhecimento para o seu reconhecimento e realização das manobras de ressuscitação cardiopulmonar.
O Treinamento foi realizado pelos alunos membros da LAFREST e orientado pela Profa. Pâmela Pereira, cuja inscrição se deu pela doação 1Kg de macarrão por aluno participante. Ao final, o treinamento arrecadou mais de 50Kg de macarrão que foram entregues à Instituição de Longa Permanência de Idosos – Vila Vicentina.
A acadêmica Renata Toledo, Presidente da LAFREST, relatou que “O Treinamento foi essencial para aprimorar os aprendizados diante de uma emergência como a PCR, que requer agilidade em realizar as manobras com eficiência, precisão de cada intervenção e a ventilação adequada ao paciente. Repassar todo esse conhecimento aos colegas de Fisioterapia do Centro Universitário de Itajubá – FEPI, foi enriquecedor e de extrema importância para a formação do profissional Fisioterapeuta”.
Para a Profa. Pâmela Pereira, “O treinamento foi uma aquisição de conhecimento técnico-científico atualizado e baseado em evidências que envolvem desenvolvimento de habilidades atitudinais e psicomotoras essenciais para sobrevida dos pacientes. A educação permanente em saúde, sobre o atendimento e as manobras da PCR é fundamental para qualificação do cuidado fisioterapêutico prestado e uma recuperação mais rápida dos pacientes”.