Os alunos do curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário de Itajubá – FEPI, que estão cursando a disciplina de Subestações de Energia Elétrica, têm agora uma vantagem educacional significativa com a introdução de um ambiente de realidade virtual para realização de atividades práticas. Essa inovação tecnológica foi desenvolvida pela startup Virtual Engenharia, que é especialista em soluções para treinamentos em sistemas elétricos de potência e cedeu, de forma gratuita, o uso da plataforma aos alunos da FEPI.
De acordo com o Professor Naidion, responsável pela disciplina, no novo ambiente de realidade virtual, os estudantes têm a capacidade de interagir com uma gama completa de equipamentos e sistemas de uma subestação de energia elétrica de 230/138/13.8 kV. “Eles podem explorar e manusear sistemas de controle, proteção e serviços auxiliares, tudo dentro de um contexto que simula operações em condições reais de trabalho. Esta experiência não apenas enriquece o aprendizado prático, mas também prepara os alunos de maneira eficaz para os desafios futuros que encontrarão no mercado de trabalho”, conta Naidion Motta Silvério.
Esta ferramenta de aprendizado é particularmente valiosa porque permite que os futuros engenheiros elétricos desenvolvam competências essenciais e adquiram confiança na operação e manutenção de subestações, áreas críticas para a infraestrutura energética global. Com essa experiência prática avançada, o Centro Universitário de Itajubá – FEPI reforça seu compromisso com a educação de alta qualidade e com a preparação de engenheiros altamente qualificados e aptos para contribuir significativamente no setor elétrico.