No dia 29 de outubro, o Centro Universitário de Itajubá – FEPI realizou o XV Congresso de Iniciação Científica e o I Congresso Internacional, um evento que se destacou pela relevância dos temas abordados e pela participação ativa dos alunos.
O congresso contou com uma programação rica, as palestras proporcionaram uma valiosa oportunidade de aprendizado e troca de experiências. Entre os destaques, tivemos a palestra “Investigação sobre Concepções Alternativas na Inteligência Artificial Generativas”, ministrada pelo Professor PhD Gabriel Dias de Carvalho, da Universidade de Namur/Bélgica, que trouxe à tona reflexões importantes sobre as percepções dos estudantes em relação às ferramentas de IA.
Em seguida, o Professor PhD Mikaêl Lobet, da Universidade de Namur/Bélgica e associado a Universidade de Harvard, palestrou sobre “Práticas de Aprendizagem com o Auxílio das IA Generativas – Um estudo de caso”, discussão sobre a aplicação prática das tecnologias emergentes no processo educacional.
O evento ainda contou com o Professor PhD Julio Cezar Mosquera, da Universidade Azuay/Equador, trazendo o tema “Inteligência Artificial e Tecnologias no Ensino Superior”, abordando as transformações que essas inovações estão promovendo nas instituições de ensino e por fim, o Professor PhD Diego Henrique Pereira, da Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVÁS, falou sobre “Chat GPT na Educação”, enfatizando a importância do questionamento crítico no uso de ferramentas tecnológicas na educação.
Além das palestras, o evento contou com apresentações de trabalhos científicos de discentes da FEPI e de outras IES, tanto na modalidade oral quanto na pôster, permitindo o compartilhamento de conhecimentos e dados de inovações científicas.
Eventos acadêmicos científicos nos proporcionam a oportunidade de estreitar relacionamentos com pesquisadores de todo o mundo, o que favorece o intercâmbio cultural. Em um mundo globalizado e sem limites de informações, eventos com esta amplitude fazem toda a diferença no processo de construção de competências profissionais dos alunos e professores, acrescentou o Professor Ronaldo Baganha, responsável pelo NUPI – Núcleo de Pesquisa Institucional da FEPI.