No dia 20 de julho, o ex-aluno do curso de Educação Física do Centro Universitário de Itajubá – FEPI, José Eduardo Barbosa Del-Ducca dos Santos, embarcou em uma expedição com o objetivo de subir o máximo de montanhas acima dos 6 mil metros de altitude em relação ao nível do mar. O destino escolhido foi a Bolívia, onde ele passou 15 dias explorando de forma independente as montanhas de gelo.
Ao falar sobre a experiência, José Eduardo compartilhou como os conhecimentos adquiridos durante a graduação contribuíram para a aventura: “Com sensação térmica em torno de -23° e ventos acima de 45km/h, conseguimos chegar ao topo do vulcão Parinacota. Durante a escalada, eu me lembrava das aulas ministradas pelos professores do curso. Os conhecimentos teóricos que adquiri me deram uma maior consciência do que estava acontecendo com meu corpo naquela situação. As orientações presentes em artigos científicos me incentivaram a explorar ainda mais os assuntos relacionados à alta montanha. Desde o início da minha graduação, atuo como guia de montanha e aproveitei os diversos estudos científicos sobre o corpo humano em movimento e práticas esportivas, levando-os para minhas especializações em montanhismo”.
O Centro Universitário de Itajubá se orgulha de receber notícias de seus alunos e, especialmente, de saber que as disciplinas contribuíram, não apenas para a realização profissional de um ex-aluno, mas também para a realização de um sonho.
“Essa experiência foi sem dúvida uma das mais enriquecedoras que já vivi. Tive a oportunidade de conhecer pessoas de diferentes partes do mundo, escalar geleiras, subir montanhas deslumbrantes, testar meus conhecimentos e habilidades físicas, apreciar paisagens desafiadoras e criar memórias incríveis. Agora, com mais experiência, estou planejando a logística do próximo desafio nos Andes”, acrescentou José Eduardo Barbosa Del-Ducca dos Santos.