O Prof. Dr. Tiago de Souza Fuzari e o aluno Dessano Plum de Oliveira, do Curso de Direito do Centro Universitário de Itajubá – FEPI, tiveram artigo publicado no periódico científico Direitos Democráticos & Estado Moderno, da Faculdade de Direito da PUC-SP.
O trabalho, intitulado “Gestão Democrática e Participativa à Luz do Direito Educacional: Igualdade e Inclusão no Ensino”, analisa a relação entre a gestão democrática e a educação inclusiva no contexto do direito educacional brasileiro. A pesquisa destaca os desafios estruturais e normativos que ainda dificultam a efetivação desses princípios nas instituições de ensino, ao mesmo tempo em que apresenta soluções concretas para a construção de um sistema mais justo e participativo.
Segundo os autores, “mecanismos como o fortalecimento dos Conselhos Escolares, a adoção do orçamento participativo e a ampliação da participação da comunidade escolar são essenciais para a construção de um sistema educacional mais equitativo e inclusivo” (Fuzari; Oliveira, 2025).
A publicação reforça o compromisso da FEPI com a produção científica de qualidade e evidencia a importância da integração entre professores e alunos na construção de conhecimento que contribui para o desenvolvimento social e educacional do país.